sexta-feira, 18 de junho de 2010

POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E UMA MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA NAS VÁRIAS FASES DA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE


O homem pré-histórico inicialmente, intuitivamente, observava a natureza, e foi essa observação que levou a vários desenvolvimentos. Sua prioridade era viver, por isso era essencial ter o domínio do fogo. Primeiramente isso acontecia durante tempestades, onde algumas árvores atingidas por raios, ficavam em chamas, e os homens ascendiam tochas e levavam diretamente para as cavernas, onde eram alimentados noite e dia. A tribo que tinha o domínio do fogo tinha também o respeito das demais tribos.
Com o tempo, e a observação, o homem aprendeu a usar pedras para ascender o fogo, e ai para de depender da natureza. Mesmo assim tem medo, e a respeita, dados a ela vida, alma, ou seja, a natureza seria habitada por espíritos.
Já no período neolíticos, surge a agricultura e o pastoreiro, conseqüente processo de sedenterização do homem que se estabelece gradualmente, até mesmo com a domesticação de animais. No final dessa época ocorreu também o desenvolvimento de armas e utensílios criados a partir do cobre, do bronze, e posteriormente, do ferro, tornando-se usuais.
Mesmo assim, a curiosidade humana sempre foi insaciável, provocando uma eterna busca por conhecimentos, até hoje. (Trabalho desenvolvido para UFMT - UAB )

Nenhum comentário:

Postar um comentário